O que é um “endodontista”?

Endodontistas são dentistas especializados no tratamento dos tecidos moles de dentro das raízes dos dentes. Esses profissionais são também experientes em encontrar a causa de dores orais e faciais que são difíceis de se diagnosticar.

Porque há a necessidade do tratamento endodôntico?

Algumas vezes a polpa dental se inflama ou se infecta. Isso pode ser causado por cáries profundas, repetidos procedimentos no dente, uma fratura ou trauma no dente.

Como o tratamento endodôntico salva o dente?

O endodontista remove a polpa inflamada ou infectada, cuidadosamente limpando e limando dentro do dente, depois preenchendo e selando o espaço. Após esse tratamento, o dente será restaurado com uma coroa ou outra restauração para protegê-lo e restaurar a sua função completamente.

Precisará o dente de algum cuidado especial ou um tratamento adicional?

O paciente não deve morder no dente tratado endodonticamente até que seja completamente restaurado, para se evitar fraturas. Dentes tratados endodonticamente podem permanecer em completa função por muitos anos ou até pela vida inteira.

O que demanda novos tratamentos em um dente tratado endodonticamente?

Novos traumas, cáries profundas ou uma restauração fraturada ou solta causando nova infecção no dente. Em alguns casos, seu endodontista pode descobrir canais muito finos ou curvos que não puderam ser tratados durante o procedimento inicial. Algumas vezes um dente endodonticamente tratado pode demandar uma cirurgia para-endodôntica (na ponta da raiz) adicional para ser salvo.

• R. Marechal Deodoro, 552, 1º andar, Centro, JF - MG - CEP: 36013-001

• (32)3216-2734